sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cursos EFA - uma pequena iniciação

O que são
Os Cursos de Educação e Formação de Adultos são ofertas que permitem aumentar as habilitações escolares (6º, 9º ou 12º ano) e/ou qualificação profissional (nível 1,2 ou 3).

Estes desenvolvem-se através de percursos de dupla certificação ou, sempre que tal se revele adequado ao perfil e história de vida dos adultos, de habilitação escolar.


Os objectivos
Proporcionar ao adulto a possibilidade de um (re)conhecimento das suas competências e potencialidades;
Promover a aquisição de habilitações escolares e profissionais, ou apenas escolares, com vista à (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho;
Estimular na população adulta a apetência por modalidades de educação permanente que visem a satisfação de necessidades de enriquecimento pessoal, profissional e de participação social.

Destinatários
Os Cursos EFA poderão ser indicados para si, no caso de:

- ter idade igual ou superior a 18 anos;
- pretender completar o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade;
- desejar obter uma qualificação profissional de nível 1, 2 ou 3.


Plano Curricular

A organização curricular dos cursos EFA obedece a uma articulação entre as componentes de formação de base e tecnológica, conferindo uma dupla certificação. Todavia, esta organização é flexível, permitindo a frequência de todo o percurso formativo ou apenas das unidades de competência. Esta flexibilidade permite ainda a frequência da componente de formação de base, de forma autónoma, podendo obter a correspondente habilitação escolar.

Um comentário:

  1. Ola boa noite, ando a procura de como tirar o 12ºano mas sem ser por uma escola. Tenho 18 anos e queria, se não fosse incomodo, que me desse algumas informações sobre seu post, e queria saber qual e a duração para tirar o 12º.
    Obrigada

    ResponderExcluir